© L'Osservatore Romano |
Sobre os trabalhos desta manhã, o Pe. Lombardi informou que estiveram presentes 153 cardeais, sendo que os 115 eleitores já fizeram parte, tendo o último cardeal eleitor feito o seu juramento na congregação da parte da tarde de ontem. Uma das primeiras coisas feitas pelos cardeais, depois de assinalarem em internvenções o Dia da Mulher, foi aprovar, segundo indica o ponto 3 da Constituição Apostólica Universi Domini Gregis, os motivos que levaram dois dos cardeais eleitores, o de Jacarta e o cardeal O'Brien, a estarem ausentes do Conclave. Recorde-se que o cardeal de Jacarta, D. Julius Riyadi Darmaatmadja, alegou motivos de saúde, e o cardeal O'Brien motivos pessoais, relacionados, segundo o próprio, com os casos de abusos em que se tinha visto envolvido e que poderiam desviar as atenções do trabalho da eleição do novo Sumo Pontífice.
Entre os temas abordados nas 16 intervenções desta manhã, que elevam para cima de 100 o totla de intervenções nestas congregações gerais, estão o «diálogo inter-religioso, que ainda não se tinha falado, cultura, bioética, justiça no mundo, e a importância de um anúncio positivo do cristianismo», indicou o Pe. Lombardi.
O Pe. Lombardi referiu ainda que estava a ser visto «com muito agrado» a iniciativa de um sítio Web que propunha aos fiéis adotarem um cardeal para rezarem por ele durante este tempo de decisões importante, e que já junta mais de 350 mil pessoas.
0 comentários:
Enviar um comentário