Facebook Fans

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Programa cheio até ao fim

Começam a ser conhecidos os pormenores oficiais sobre os últimos dois dias de Bento XVI como Santo Padre. Amanhã, quarta-feira, será a tão esperada Audiência Geral, que o Sumo Pontífice espera que seja «normal», segundo informações veiculadas pela Sala de Imprensa da Santa Sé. Haverá uma pequena procissão no papamóvel ao chegar à Praça, e depois Bento XVI irá proceder como em todas as audiências gerais. A única exceção será que não haverá o tradicional cumprimento pessoal a um pequeno grupo de pessoas. A imprensa italiana especulava que tal se devesse a questões de segurança, mas o porta-voz da Santa Sé esteve hoje na Sala de Imprensa a desmentir o que considerou serem «informações falsas». «O Papa não irá cumprimentar o pequeno grupo de pessoas apenas por questões logísticas, porque neste último dia seriam demasiados os que quereriam ser cumprimentados, e então em virtude disso não haverá cumprimentos pessoais».

Depois da Audiência Geral, terão lugar as últimas receções de Estado aos chefes de Estado da Eslováquia, que se desloca aqui pelos 1150 anos de São Cirilo, aos capitães de San Marino, que já estava agendado há muito tempo, e aos príncipes de Andorra. O último a ser recebido será, segundo indicações do protocolo da Santa Sé, muito provavelmente o presidente da Baviera que, por não ser chefe de estado, ficará para depois dos outros, em termos protocolares.

Último dia de despedidas 
Excluindo eventuais manifestações populares, que poderão acontecer na noite de quarta-feira para quinta-feira, o programa continuará na quinta-feira com a receção aos cardeais para uma despedida. A intenção inicial seria receber os cardeais da Cúria, mas a chegada precoce de muitos cardeais fará aumentar o número de cardeais presentes na cerimónia, onde o Cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício, irá começar por proclamar umas breves palavras para todos, seguindo-se uma intervenção de Bento XVI. No final, «cada um dos cardeais terá oportunidade de cumprimentar pessoalmente Bento XVI e de lhe endereçar uma mensagem própria», referiu a sala de imprensa da Santa Sé hoje também. Presentes estarão os três cardeais portugueses, uma vez que a Família Cristã já conseguiu confirmar que é desejo do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, estar nesta cerimónia, onde com certeza marcarão presença os cardeais Saraiva Martins e Manuel Monteiro de Castro, que fazem parte da Cúria romana.

Da parte da tarde, está previsto que os funcionários da Secretaria de Estado, na qual se incluem também alguns portugueses, se despeçam de Bento XVI na sala de S. Dâmaso. Antes da partida de helicóptero para Castel Gandolfo, às 17h, o cardeal Angelo Sodano irá ter oportunidade de se despedir do Santo Padre.

A viagem de helicóptero para Castel Gandolfo demorará cerca de 15 minutos, pelo que Bento XVI será recebido pelas 17h15 pelas autoridades civis e religiosas locais, e às 17h30 fará uma breve aparição à janela para se despedir dos populares que lá se possam deslocar para se despedirem do Santo Padre, que, a partir das 20h, se recolherá em Castel Gandolfo como Papa emérito.

Quando passar 1 minuto das 20h, a Guarda Suíça irá, simbolicamente, fechar o portão de Castel Gandolfo e retirar-se-á do local, já que não prestará mais serviço de segurança a Bento XVI. A segurança será, a partir daí, assegurada pelas autoridades públicas. E Bento XVI, finalmente, descansará.

A FAMÍLIA CRISTÃ está em Roma a acompanhar os últimos dias do pontificado de Bento XVI e irá trazer-lhe todas as novidades. Poderá seguir tudo, incluindo a emissão em direto da Audiência Geral de Quarta-feira, no sítio Web criado para o efeito, disponível em http://bentoxviresigna.blogspot.pt

0 comentários:

Enviar um comentário