Facebook Fans

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Bento XVI não vai «abandonar a Igreja»

O Papa Bento XVI declarou hoje em Roma, perante os milhares de fiéis de que encheram a praça de S. Pedro, que não vai abandonar a igreja. «O Senhor chama-me a “subir à montanha”, a dedicar-me ainda mais à oração e à meditação. Mas isto não significa abandonar a Igreja», referiu o Santo Padre, para alegria dos milhares de pessoas que encheram a praça e saudaram o Papa quando ele assomou à janela da sua residência no Vaticano.

Nestes últimos dias tem sido avançada aqui em Roma a possibilidade de Bento XVI se manter “ativo”, apesar da resignação. Ontem mesmo o cardeal Saraiva Martins adiantava essa possibilidade, em conversa com a nossa revista, e já antes o cardeal Manuel Monteiro de Castro tinha falado nisso, conforme noticiou já a FAMÍLIA CRISTÃ. Hoje, o ainda Papa confirmou essa disponibilidade, ao contrário do que a Santa Sé deixou passar nos primeiros dias após o anúncio da resignação, quando indicavam que Bento XVI se iria retirar de toda a atividade. «Se Deus me pede isto é para que eu possa continuar a servi-la [a Igreja] com a mesma dedicação e o mesmo amor como o tenho feito até agora, mas num modo mais adaptado à minha idade e às minhas forças», disse hoje o Santo Padre durante o Angelus.


A importância da oração 
Bento XVI iniciou a sua intervenção no Angelus com uma pequena homília sobre o Evangelho de Marcos deste domingo, que celebra a Transfiguração do Senhor, reforçando a ideia da importância da oração neste tempo da Quaresma. «Na Quaresma aprendemos a dar o justo tempo à oração, pessoal e comunitária, que dá respiração à nossa vida espiritual. Além disso, a oração não é um isolamento do mundo e de suas contradições, como no Tabor talvez Pedro quisesse insinuar, mas a oração reconduz ao bom caminho, à ação», explicou o Papa, perante uma praça de S. Pedro que o escutava em silêncio respeitador.


A FAMÍLIA CRISTÃ está em Roma a acompanhar os últimos dias do pontificado de Bento XVI e irá trazer-lhe todas as novidades. Poderá seguir tudo, incluindo a emissão em direto da Audiência Geral de Quarta-feira, no sítio Web criado para o efeito, disponível em http://bentoxviresigna.blogspot.pt

0 comentários:

Enviar um comentário