Facebook Fans

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Bento XVI será bispo emérito de Roma


A poucos dias da data oficial da resignação, começam a surgir novidades em relação ao tratamento que irá ser dado ao Papa que resigna. O cardeal Francesco Cocopalmerio, presidente do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, afirmou à imprensa que Bento XVI passará a ser «bispo emérito de Roma».

Segundo o sítio Web Rome Reports, ao tornar-se Papa, Joseph Ratzinger abdicou do seu título de cardeal, pelo que o procedimento a adotar neste momento será o mesmo que é aplicado a qualquer outro bispo diocesano aquando da sua resignação. Uma vez que o Papa é, por acumulação, o bispo titular da diocese de Roma, a sua resignação implicará a atribuição deste título emérito. Apesar de já existirem alguns rumores sobre este assunto, apenas agora, com esta interpretação do presidente do Conselho Pontifício que trata da interpretação das leis da Igreja dada à imprensa, esta tese ganha mais força, já que é indicação de que o assunto foi já estudado.

No que diz respeito ao tratamento, tudo indica que se manterá como Bento XVI, já que é o nome que lhe foi atribuído e nenhum dos especialistas que até agora se pronunciaram sobre isso parecem encontrar fundamento para que o futuro bispo emérito de Roma deixe de ser chamado de Bento XVI. Nesta linha de pensamento, também não será de excluir que Bento XVI mantenha alguma atividade académica e literária, e o mesmo foi já adiantado hoje aos jornalistas portugueses presentes em Roma pelo cardeal Manuel Monteiro Castro, quando afirmou que Bento XVI iria «continuar a escrever».

Conclave não deverá ser antecipado
No que diz respeito à data de início do Conclave, o Pe. Federico Lombardi relembrou hoje em Roma que serão os cardeais a fazer essa marcação. Apesar de assumir que Bento XVI se poderá pronunciar sobre o assunto ainda antes da sua resignação, o porta-voz da Santa Sé não garantiu que o Motu Proprio que estará a ser preparado se vá pronunciar sobre este tema em particular. «Sabemos que será um documento que não ditará nenhuma mudança estrutural, mas não sabemos o que o Santo Padre irá escrever», confirmou aos jornalistas portugueses.

Já a opinião em Roma parece apontar para a não antecipação da data, já que é vontade de alguns dos cardeais que irão participar no conclave de preparar bem a reunião magna dos cardeais, que irá eleger o novo Papa. Existem já várias conversações sobre o perfil do novo Papa, e mais encontros deverão decorrer após a resignação de Bento XVI, uma vez que nessa altura a Santa Sé estará a ser governada pelo colégio dos cardeais. Existem dúvidas sobre o que se pretenderá do novo Papa, e serão essas decisões que ajudarão a encontrar o perfil do novo Papa e, por conseguinte, facilitar a sua eleição no Conclave. Também por isso todas as especulações que têm saído na comunicação social são precoces e não possuem grande critério de fiabilidade, já que apenas com os cardeais todos presentes se darão início às reuniões preparatórias que deverão determinar o perfil desejado para o chefe máximo da Igreja Católica no mundo.

A FAMÍLIA CRISTÃ está em Roma a acompanhar os últimos dias do pontificado de Bento XVI e irá trazer-lhe todas as novidades. Poderá seguir tudo no sítio Web criado para o efeito, disponível em http://bentoxviresigna.blogspot.pt

0 comentários:

Enviar um comentário