Facebook Fans

quinta-feira, 14 de março de 2013

«Caminhar, edificar e professar Jesus Cristo crucificado»


O Papa Francisco celebrou hoje a sua primeira missa enquanto Sumo Pontíice. Na celebração presenciada por todos os cardeais eleitores e por mais algumas pessoas, que encerrou o Conclave, o recém-eleito Papa fez uma homília curta mas cheia de convicção. «Caminhar, edificar e professar Jesus Cristo crucificado» foi a chamada para ação deixada pelo Papa, depois de se referir a estes três termos como o que de mais importante ressaltou das leituras anteriormente proclamadas.

«Caminhar na luz do Senhor foi a primeira coisa que Deus disse a Abraão. A nossa vida é um caminho, e quando paramos é porque algo não está bem. Devemos caminhar sempre à luz do Senhor», referiu o Papa, depois de sublinhar que devemos «edificar» sobre a pedra angular, com a confiança naquele que é «Nosso Senhor».

Referindo-se à necessidade de «professar» Jesus Cristo, o Papa Francisco foi claro nas suas palavras. «Podemos caminhar e edificar, mas se não testemunhamos Jesus Cristo, de nada serve. Sucede como com as crianças que constroem castelos na areia. Quando não se professa Jesus Cristo, professa-se a mundanidade do Diabo», acusou o Papa Francisco.

O Sumo Pontífice não deixou de olhar para dentro da Igreja, aproveitando a reflexão que Jesus fez em Cesareia, quando pergunta aos discípulos quem eles acham que Ele é, lida no Evangelho, e que serviu de mote para a homília. «Quando professamos um Cristo sem cruz não somos discípulos do Senhor, somos mundanos. Somos bispos, padres, cardeais, Papas, mas não discípulos do Senhor», defendeu, num tom crítico.

Depois disto, deixou um desafio: «Tenhamos coragem de caminhar na presença do Senhor, com a cruz do Senhor, e edificar a Igreja sobre o sangue que derramou sobre a cruz, e professar a única glória de Cristo, que foi na cruz», disse o novo Papa.

Para sexta-feira, às 11h00 locais, está prevista uma audiência a todos os cardeais, na sala clementina do Palácio do Vaticano, e sábado vai decorrer um encontro com profissionais da comunicação social, à mesma hora. O primeiro Angelus na Praça de São Pedro vai ser recitado, com a presença de peregrinos, a partir do meio-dia de domingo.

A missa para a "solene inauguração" do pontificado será celebrada na Praça de São Pedro esta terça-feira, a partir das 09h30 de Roma, uma data simbólica: a solenidade litúrgica de São José, patrono da Igreja. No dia seguinte, terá lugar uma "audiência a delegados fraternos", de outras comunidades cristãs, sem realização da tradicional audiência geral.

0 comentários:

Enviar um comentário