Facebook Fans

quinta-feira, 7 de março de 2013

Cardeais falam sobre trabalho caritativo da Igreja

Continua sem estar marcada a data para o início do Conclave. O Pe. Federico Lombardi regressou à sala de imprensa para o briefing diário ainda sem uma data fixada, e apenas com a informação de que o cardeal de Varsóvia já tinha prestado juramento, faltando apenas o cardeal vietnamita, D. Jean-Baptiste Pham Minh Mân, que deveria juntar-se aos trabalhos já esta tarde, quando eles reiniciarem.

Além da informação sobre as chegadas dos cardeais eleitores em falta, o porta-voz da Santa Sé afirmou que tomaram posse hoje três novos cardeais como assistentes do camerlengo no trabalho de gestão diária da Santa Sé, conforme prevêm as constituições que regulam o período de Sede Vacante.

Em termos das intervenções de hoje neste que foi o quarto dia de congregações gerais, tomaram a palavra 16 cardeais. Os três primeiros estão ligados ao dicastério da área económica da Santa Sé e fizeram um pequeno relatório das finanças da Santa Sé, conforme exige a Constituição Apostólica Pastor Bonus.

Depois destas intervenções, os temas ficaram mais abrangentes. «As outras intervenções foram muito gerais, sem temas específicos, batendo nos temas que já foram falados em dias anteriores. Ecumenismo e os esforços da Igreja no trabalho caritativo, com os pobres, foram as temáticas mais ouvidas», disse o Pe. Lombardi aos jornalistas presentes na Sala de Imprensa, sempre sem adiantar quem são os autores das intervenções.

0 comentários:

Enviar um comentário